29 janeiro 2011
EGIPTO - Como desembrulhar este problema?
O Egipto é neste momento o país árabe com o melhor exercito da região. Tal facto só é possível porque os EUA forneceram "know how" e equipamento de vanguarda ao seu aliado.
Ou seja, neste momento temos um país de 80 milhões de habitantes, armado até aos dentes, cujo destino politico é uma clara incerteza.
Será que os Americanos do norte não aprendem?
Hosni Mubarak garantiu aos EUA cerca de 30 anos de amizade e a Israel o mesmo tempo de neutralidade. No entanto, o que devia ser claro, e agora fica evidente, é que nenhum regime consegue sobreviver sem uma população.
Neste momento os Americanos do Norte deverão questionar-se se os 30 anos de amizade com um ditador não lhes vão custar muitos mais anos de ódio. Sendo que neste momento, ainda não há garantia que os radicais Islâmicos, com um grupo seguidor de mais de 5 milhões de Egípcios, não aproveitem a situação para tomar o poder.
Se o Egipto sempre foi uma nação importante, do ponto de vista da politica árabe, neste momento (graças aos EUA) é um país estratégico do ponto de vista militar, capaz de desestabilizar a balança de poderes daquela região.
Quem semeia ventos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)